Prática orquestral e coral

A prática orquestral e coral são atividades fundamentais do Programa NEOJIBA. Aplicando uma nova metodologia de ensino da música, inspirada no "El Sistema" da Venezuela, aliada à integração social e à excelência artística, o NEOJIBA atinge em pouco tempo resultados surpreendentes, tanto no âmbito do crescimento integral de jovens e crianças como no desempenho artístico de seus integrantes.

Formação Musical

A formação musical em diversas vertentes é uma das prioridades do NEOJIBA, que oferece aos integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional atividades como: Classe de Regência, Classe de Teoria, Capacitação em Monitoria, Oficinas de Arranjos e Composição, além de um programa de capacitação de Bolsistas Aprendizes em áreas técnicas e de gestão dentro do programa. O NEOJIBA promove anualmente um Seminário Pedagógico, com convidados nacionais e internacionais com vagas abertas ao público externo.

Apresentações públicas

Com seus diversos grupos artísticos (orquestras sinfônicas, orquestras de câmara, cameratas e corais) o NEOJIBA promove diferentes tipos de apresentações públicas, como Concertos Sinfônicos, Concertos Didáticos, Concertos de Câmara e formatos especiais. Para apresentações entre em contato com a Produção Executiva do NEOJIBA ( prod@neojiba.org).

Atelier Escola de Lutheria

O NEOJIBA possui o único Atelier Escola de Lutheria de cordas da Bahia e, além de atender a demanda das orquestras do programa, oferece serviços de reparação, reforma e manutenção de instrumentos de cordas para a população. O Atelier mantém também atividades de formação, capacitando bolsistas do programa através de estágios e oficinas, tornando-se, em breve, a 1ª escola de lutheria do estado.

Centro de Documentação e Memória

O NEOJIBA possui um extenso acervo musical que inclui partituras, CDs, DVDs e livros, além do registro de todas as atividades realizadas pelo programa, com arquivos de áudio e vídeo, fotos, artigos, revistas, jornais e boletins. Em breve este acervo estará disponível à população, nas instalações do ICEIA.

Intercâmbios Pedagógicos

O NEOJIBA promove intercâmbios pedagógicos entre seus Núcleos e Projetos Parceiros, além de estabelecer parcerias com renomadas instituições nacionais e internacionais, como a Fundação Musical Simon Bolívar, na Venezuela; a Juilliard School of Music, de Nova Iorque; o Conservatório de Genebra, na Suíça; e a National Youth Orchestra, do Reino Unino. O NEOJIBA foi o 1º programa brasileiro a integrar a Jeunesses Musicales International, a maior rede de projetos musicais para a juventude, envolvendo mais de 40 países.

Rádio Clássica

Em parceria com a Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, o NEOJIBA participa da Rádio Vida FM 106.1, a 1ª rádio clássica da Bahia. O NEOJIBA participa da programação da rádio, capacitando bolsistas na área de radiodifusão.

Clique aqui para escutar a Rádio Vida.

Depoimentos de pais e crianças do NPO - SESI Itapagipe